Quanto menos stressado estiver, mais tempo e energia investirá naturalmente na prestação de um serviço de atendimento ao cliente de excelência.
Para combater o stress, cada vez mais empresas de pequenas dimensões estão a implementar práticas de reforço emocional no espaço de trabalho. Melhorar a capacidade de resistência na sua oficina será benéfico para a sua equipa, para os seus clientes e para os seus resultados.
A nossa capacidade de resistência emocional e física – por vezes referida de forma mais simples como “força interior” – torna-nos mais capazes de lidar com situações desafiadoras, tanto no trabalho como na vida pessoal. Em momentos difíceis – como quando a economia está em recessão, quando a segurança do emprego é incerta, quando estamos sob as pressões financeiras e as crises familiares nos afetam –, sentimos que os níveis de bem-estar emocional ficam reduzidos. As estratégias que ajudam a gerir os nossos níveis de stress pessoal podem aumentar e melhorar a nossa capacidade de resistência emocional.
Sono e alimentação
Não pode subestimar a importância de uma boa noite de sono no aumento da sua capacidade de resistência; sem ela a saúde física sofre e você precisa de estar forte no ambiente da oficina. A falta de sono também pode causar uma má tomada de decisão, o que é uma má notícia numa empresa em que a segurança dos clientes depende da qualidade do seu trabalho. A falta de sono de qualidade também diminui o seu nível de resistência porque reduz o bem-estar emocional e a confiança pessoal.
O que você come também está intimamente associado à saúde e ao desempenho – quem quer ter um bom desempenho também deve comer bem. Segundo um relatório do Footprint Forum, as pessoas que optam por uma boa alimentação têm uma pontuação 28% melhor em termos de gestão do stress. Dieta, exercício físico e sono estão intrinsecamente ligados aos níveis de stress, e um stress esmagador pode ter sérias consequências na nossa capacidade de resistência.
Boa gestão
O gerente de uma oficina pode desempenhar um papel fundamental na prevenção de problemas de saúde na equipa, sejam físicos ou emocionais, procurando sinais de desconforto ou mudanças no comportamento ou no desempenho. Este cuidado vai ajudar tanto a empresa como os membros da equipa. Um bom gerente de oficina pode evitar a perda de horas de trabalho relacionadas com o absentismo e com problemas de saúde, assim como a perda de trabalhadores talentosos que poderiam deixar a empresa.
Estudos mostram que os trabalhadores de empresas que demonstram cuidado e preocupação com a saúde e o bem-estar dos funcionários têm quatro vezes mais hipóteses de continuar a trabalhar para esse empregador.
SIGA-NOS no Facebook
Subscreva no YouTube