Quando vive uma excelente experiência de serviço ao cliente, nunca mais a esquece. Alguns exemplos de serviços de atendimento ao cliente são tão bons que se tornaram memoráveis para pessoas que nem sequer os viveram, apenas ouviram falar deles. Estas são algumas das nossas histórias favoritas de serviços de atendimento ao cliente de excelência. Não são exemplos de oficinas, mas mostram como o atendimento ao cliente pode ser poderoso, e pode deixá-lo a pensar em ideias semelhantes que pode colocar em prática você mesmo.
Supere as expectativas
O autor e consultor de negócios Peter Shankman estava a preparar-se para embarcar num voo de duas horas e meia, depois de já ter passado por um longo dia de viagem. Para expressar a sua frustração, lamentou-se no Twitter, dizendo que estaria a morrer de fome quando aterrasse e, na brincadeira, escreveu no Twitter da famosa cadeia de restaurantes Morton’s Porterhouse a seguinte mensagem: “Olá, @Mortons – podem trazer-me um bife ao aeroporto de Newark quando aterrar, daqui a duas horas? Obrigado. :)
No aeroporto, Shankman foi abordado por um homem de smoking que o cumprimentou e lhe ofereceu um bife de 650 g, uma dose de camarão, batatas, pão, dois guardanapos e talheres, tudo pronto para levar num saco da Morton’s Porterhouse.
De alguma forma, a filial mais próxima da Morton’s Porterhouse rastreou as informações sobre o voo do Sr. Shankman, descobriu onde iria aterrar, preparou a refeição e depois fez uma viagem de 37 quilómetros para a entregar. O acontecimento tornou-se uma lenda no Twitter, assim como a Morton’s Porterhouse.
Génio criativo
Por vezes, até mesmo uma marca conhecida pelo seu impecável serviço de atendimento ao cliente pode melhorar, e foi exatamente isso o que o Ritz-Carlton fez com a ajuda do famoso brinquedo, a girafa Joshie.
Ao regressar a casa depois de estar de férias no Ritz-Carlton em Amelia Island, na Flórida, o filho do cliente Chris Hurn estava aflito e informou o pai de que havia deixado acidentalmente o seu querido brinquedo – a girafa Joshie – no seu quarto de hotel. O pai pensou numa solução criativa para o problema e garantiu ao filho que Joshie ia ficar apenas hospedada por mais alguns dias na Flórida e dentro de pouco tempo estaria em casa.
O Sr. Hurn telefonou para o Ritz-Carlton para saber se tinham encontrado Joshie, facto que se confirmava, e pediu ao hotel para lhe enviarem o brinquedo. Durante a conversa, o Sr. Hurn também referiu as “férias” imaginárias de Joshie.
O Ritz-Carlton tornou realidade a solução criativa do Sr. Hurn. Antes de devolver Joshie, os empregados do hotel fotografaram Joshie desfrutando das suas férias alargadas. Tiraram fotografias de Joshie a relaxar à beira da piscina, a desfrutar de uma massagem no spa e a jogar uma partida de golf. A história circulou tanto nas redes sociais como nos meios de comunicação tradicionais e é, desde então, uma história lendária de um serviço de atendimento ao cliente de excelência.
SIGA-NOS no Facebook
Subscreva no YouTube