Quer queira quer não, as avaliações online são agora uma parte fundamental de qualquer negócio. Um estudo recente sugere que 60% dos clientes lê regularmente os comentários de outras pessoas, e destes 60%, 93% afirmam que os comentários que leem online têm impacto nas suas decisões de compra.
“Todos os empresários sabem que o seu defensor mais autêntico e impactante é um cliente feliz, e a tecnologia tornou a voz do cliente extremamente poderosa”, diz Eric Rea, CEO da Podium, a empresa que realizou o estudo. “Os nossos dados demonstram a confiança que os consumidores depositam uns nos outros, e como estes defensores podem afetar as decisões de compra e fazer crescer o reconhecimento da marca através de comentários online.”
Todos os empresários sabem que o seu defensor mais autêntico e impactante é um cliente feliz, e a tecnologia tornou a voz do cliente extremamente poderosa
Além disso, o Google tem uma influência cada vez maior nos comentários e nas classificações. O motor de busca exibe agora opiniões e classificações de sites de terceiros de confiança no Painel de Conhecimento Local de uma empresa. Estes comentários e classificações aparecem sob a designação “Comentários da web”, abaixo dos detalhes submetidos na página Google Business.
A forma como a oficina encara um comentário negativo pode ser potencialmente mais prejudicial do que o comentário em si. Se a oficina ignorar um comentário negativo ou responder de uma forma inapropriada ou pouco profissional, podem soar sinais de alarme para potenciais clientes. Todas as empresas recebem comentários negativos de vez em quando – o que importa é a forma como lida com esses comentários. Os potenciais clientes sabem disso e vão analisar a forma como a oficina responde aos comentários negativos. É um exemplo real de como a oficina processa as reclamações.
A primeira coisa a fazer quando recebe um comentário negativo
Antes de mais, não fique chateado nem se deixe afetar demasiado pelo comentário. A dada altura, todas as empresas, por mais que se esforcem, vão encontrar alguém que vai fazer um comentário negativo.
A segunda coisa a fazer quando recebe um comentário negativo
Não responda imediatamente. Pense bem na resposta para evitar dizer algo de que se possa arrepender, não vai querer inflamar a situação. Durma sobre o assunto se tiver de ser.
A terceira coisa a fazer quando recebe um comentário negativo
Quando se sentir calmo e objetivo, então é hora de responder. Comece por agradecer o comentário – o facto de terem deixado uma opinião, mesmo sendo negativa, significa que pode fazer alguma coisa acerca do assunto. Responda educadamente – o seu tom irá refletir-se na sua marca e na sua empresa.
Se acha que a reclamação é justificável, explique brevemente os passos que a sua oficina está a tomar para resolver o problema.
Se não acha que seja justificável, explique brevemente a sua política para mostrar que acredita ter cumprido os termos do contrato de boa fé. Se quiser e puder, pode oferecer ao cliente um produto ou serviço adicional, não como pedido de desculpas mas por cortesia.
Resista à tentação de ser defensivo. Encare as críticas e explique como resolveu a situação. Se oferecer ao cliente insatisfeito um produto ou serviço adicionais, como um gesto de boa vontade, e ele mantiver o comentário negativo, certifique-se de que faz menção disso na sua resposta – um potencial cliente ao ler o comentário vai ver a sua oficina de forma positiva.
É fácil descartar comentários negativos como resultado de uma experiência má pontual ou das exigências excessivas de um cliente difícil, mas mesmo que considere o comentário injusto, a forma como gere estas interações é determinante, já que é isso que os potenciais clientes vão avaliar acerca da sua empresa.
SIGA-NOS no Facebook
Subscreva no YouTube