CUSTOMER SERVICE

SERVIÇO AO CLIENTE

10 dicas para se manter calmo e lidar com o stress na sua oficina

 

01/10/2018

Ter uma oficina pode ser muito rentável, mas mesmo quando as coisas estão bem, gerir um negócio pode ser stressante. A ansiedade mantém-no acordado à noite, enquanto a sua mente é invadida por uma série de perguntas. Os clientes estarão contentes? Irão regressar? Será capaz de cobrir os custos e pagar as suas dívidas? O fluxo de caixa é suficiente? Os funcionários estarão contentes? Será capaz de manter os melhores membros da sua equipa? Os seus equipamentos são suficientemente bons e estão atualizados para acompanharem a evolução dos veículos, e, se não forem, poderá substituí-los?

A pressão mental pode ser tão desgastante como o esforço físico, deixando-o ansioso e exausto. Não pode alterar qualquer um destes factos, pois gerir uma oficina é stressante. O que pode fazer é aprender a gerir o stress de uma forma mais eficaz para poder dar o seu melhor e aproveitar a vida.

Quanto menos stressado estiver, melhor será o serviço que presta aos seus clientes.

Aqui está uma lista das 10 melhores dicas:

1. Não se esqueça das coisas boas

Quando pensa em todas as coisas que precisa de fazer para manter o negócio a funcionar, é fácil sentir-se negativo. Em vez disso, tente recordar todas as coisas que estão a correr bem e pense de forma positiva. Pode até escrevê-las – ao listar os aspetos positivos do seu negócio vai recordar-se de alguns que já tinha esquecido e tomado como garantidos. É fácil esquecer-se de todas as coisas boas que alcançou quando está distraído a tratar de todos os problemas que requerem atenção.

Pode até afixar a sua lista na parede. Depois, sempre que se sentir ansioso com os aspetos que precisam de ser analisados, pode olhar para a sua lista e recordar todas as coisas que já foram problemas e que agora são conquistas.

2. Atribua níveis de prioridade às suas tarefas

Atribuir níveis de prioridade ao seu volume de trabalho não só torna a sua oficina eficiente como também o ajuda a manter a calma. Uma das causas de stress mais comuns é a sensação de que há demasiado trabalho para fazer, o que significa que por vezes alterna entre tarefas sem obter grandes resultados de nenhuma delas. Não tente resolver todos os seus problemas de uma só vez.

Atribua níveis de prioridade às suas tarefas. Coloque-as por ordem de importância, concentre-se numa tarefa de cada vez. Ao fazer isto, irá concluir as tarefas da sua lista de uma forma mais eficiente – com a sua mente e a sua concentração no trabalho em mãos.

Algumas pessoas não gostam de fazer isto porque percebem como é longa a lista de tarefas! Mesmo que seja esse o caso, riscar as tarefas, uma de cada vez, é uma experiência mais tranquilizante e produtiva do que tentar pensar em todas elas ao mesmo tempo.

3. Escreva as suas preocupações

Como proprietário de um negócio, é sempre difícil desligar do trabalho quando está em casa. Você come, dorme e respira sempre a pensar no seu negócio – é por isso que é bem-sucedido, mas é também desgastante. É fácil dar por si a pensar constantemente no seu negócio e nas coisas que devia estar a fazer. Se se preocupar demasiado com o trabalho quando está em casa, não está a fazer nada pelo negócio nem está a aproveitar o seu tempo livre, que é algo que precisa de fazer para poder ter o descanso que necessita para voltar à oficina.

Uma maneira simples e rápida de escapar aos seus pensamentos é anotar qualquer problema e/ou possível solução nos quais tem refletido. Psicologicamente, arrumou o pensamento e “guardou-o”. Pode estar seguro, sabendo que o problema não será esquecido e pode voltar a pensar nele quando se sentir revigorado.

4. Resolva de imediato os problemas mais fáceis

Quando listar as suas preocupações, classifique-as por ordem de dificuldade de resolução. Poderá ficar surpreendido com o facto de os problemas maiores serem aqueles que se resolvem mais facilmente.

Por exemplo, os técnicos podem ficar rapidamente stressados se não conseguirem aceder às informações de que precisam para realizar uma tarefa – este problema pode ser fácil de resolver, melhorando a velocidade da ligação à internet. Ao resolver este problema, pode remover imediatamente um fator de stress que afeta repetidamente todas as pessoas que trabalham na oficina.

5. Faça pausas regulares

Os conselhos mais simples são muitas vezes os melhores. Quando aparece um problema, por vezes anda às voltas e a única maneira de resolvê-lo é voltar a abordá-lo de novo. Uma pausa breve, na qual se ausenta – mesmo que seja por apenas 10 minutos – pode ser tudo o que você precisa.

6. Cuide de si

Coma bem e pratique exercício físico. Uma boa saúde é importante para toda a gente e é essencial para quem está à frente de um negócio. Beba muita água. Durma bem. O seu organismo ficará mais preparado para lidar com o stress de gerir uma oficina de reparações se estiver saudável e revigorado. O exercício físico tem uma vantagem adicional: alivia a ansiedade e o stress logo após começar a praticar. Se sente stress, muitas vezes o melhor é praticar exercício físico e não descansar.

7. Identifique a causa do stress

Se as coisas começarem a acumular-se, tire um momento para parar e refletir sobre a sua situação. Respire fundo e pergunte a si mesmo o que está exatamente a aborrecê-lo. Não poderá colocar o seu problema em perspetiva e analisá-lo se não souber qual é.

8. Fale com alguém

Discuta o(s) seu(s) problema(s) com o seu sócio/chefe/colegas/funcionários/família. É do seu interesse, e do interesse das outras pessoas, que estas situações fiquem resolvidas. Falar com alguém impede-o de acumular problemas – partilhar o seu problema muitas vezes serve também para o resolver, já que agora tem duas cabeças à procura de soluções.

9. Invista na formação

Falar é fácil, já que há custos associados, mas a formação também permite poupar dinheiro – assim como reduzir o stress a longo prazo. Assim, se considerar stressante algum tipo de reparação em particular – ou se verificar um défice de determinadas competências na sua oficina, que está a contribuir para o aumento da pressão – pondere fazer mais formação.

10. Não faça promessas que não pode cumprir

Certifique-se de que o cliente sabe que o veículo estará pronto, por exemplo, ao fim do dia, e não à hora do almoço. Assim, aliviará um pouco a pressão. Os clientes ficarão mais felizes se “prometer pouco e cumprir muito”.

Lembre-se, é importante olhar por si, mas quanto menos stressado estiver, mais poderá investir na prestação de um serviço ao cliente de excelência.

DESCARREGAR O NOSSO E-BOOK DO SERVIÇO AO CLIENTE

DESCARREGAR O NOSSO E-BOOK DO SERVIÇO AO CLIENTE

Subscreva a nossa newsletter para receber as últimas notícias.

THANK YOU FOR REGISTERING TO RECEIVED OUR CUSTOMER SERVICE EBOOK.

We will contact you when it is available for download.

 

QUAL É A SUA HISTÓRIA?

Partilhe a história do seu negócio connosco e podemos destacá-la aqui no centro de Oficinas Originais TRW. É a sua oportunidade de mostrar ao mundo a excelência da sua oficina.

SAIBA MAIS
TELL US YOUR STORY

ARTIGOS RELACIONADOS

;
x FREE eBook Download

DESCARREGUE O E-BOOK GRATUITAMENTE

Aprenda como oferecer um melhor
serviço de atendimento ao cliente na sua oficina.

Baixar
 
DESCARREGAR O NOSSO E-BOOK DO SERVIÇO AO CLIENTE

DESCARREGAR O NOSSO E-BOOK DO SERVIÇO AO CLIENTE

Subscreva a nossa newsletter para receber as últimas notícias.

THANK YOU FOR REGISTERING TO RECEIVED OUR CUSTOMER SERVICE EBOOK.

We will contact you when it is available for download.

 
 
Close Menu

SUBSCREVER NOTÍCIAS

Almost there...

Confirm Subscription

Please open the email we just sent you.

We don't want you to miss out - we're checking we have your correct details. TRW are part of the ZF Group.

APRESENTAÇÃO DA GAMA TRW

CATÁLOGO DE PEÇAS ▶