CUSTOMER SERVICE

SERVIÇO AO CLIENTE

10 dicas para promover a fidelização dos clientes e fazer com que regressem

 

23/11/2018

“Dois terços dos clientes (68%) estão dispostos a pagar até 15% mais pelo mesmo produto ou serviço se lhes for garantida uma experiência melhor.” Podium

É frequente encontrar estudos e estatísticas que demonstram que um bom serviço de atendimento ao cliente é altamente benéfico não só para o cliente como também para o negócio. Estas são as dez formas de garantir que a sua oficina oferece uma experiência melhor:

1. Limpeza do automóvel

Uma boa adição ao serviço prestado pela oficina que tem um impacto altamente positivo é garantir que todos os carros são lavados, aspirados e prontos para usar. Assim, o cliente sai da oficina ao volante de um veículo que não só está renovado sob o capô como também tem um aspeto renovado. O cliente sentirá, subconscientemente, que se o carro está bem limpo, também está bem reparado, e o aroma fresco que permanece no veículo dias depois da reparação é um lembrete diário do bom trabalho realizado pela sua oficina. O serviço de limpeza é também uma vantagem prática para o cliente porque lhe permite poupar tempo.

2. Nada é demasiado trabalho

Os clientes podem sentir-se frustrados se as reparações demorarem mais tempo do que o previsto. É importante que não prometa algo que não possa cumprir. O melhor é prometer pouco e cumprir muito. Mas, mesmo que as coisas demorem mais do que o esperado, pode tornar essa situação numa vantagem para si. Por exemplo, se o cliente estiver a aguardar consigo, pode oferecer-se para levá-lo a casa e depois deixar lá o carro mais tarde, o que irá poupar o cliente a grandes chatices e deixá-lo com uma impressão muito positiva da sua oficina.

3. Seja transparente, honesto e claro

Os clientes confiam mais e dão-lhe mais valor quando lhes explica, tanto antes como depois da reparação, o que está errado com o veículo, e pode tranquilizá-los ainda mais mostrando-lhes as peças partidas que foram substituídas. Assim, o cliente terá a certeza de que o trabalho feito era necessário e deixou o carro mais seguro - também mostra respeito pelo cliente porque lhe cedeu alguns conhecimentos. Certos clientes consideram as oficinas intimidantes e temem que lhes seja cobrado demasiado dinheiro, pois, ao contrário das oficinas, não percebem de carros. Mesmo que estes clientes não percebam a sua explicação, vão apreciar e confiar no seu serviço. E há outro benefício aqui. Os outros clientes que entram e saem da zona de receção da oficina vão ouvir as suas explicações e vão sentir que se compromete a oferecer conselhos bons e honestos e que deseja resolver quaisquer problemas com o menor custo possível para o cliente.

4. Seja escrupuloso quanto ao preço

Se apresentar um preço justo, isso pode trazer-lhe sérios dividendos. Para terem a certeza de que está a fazer um bom preço, os clientes muitas vezes comparam os preços de duas ou mais oficinas. Podem estar a deslocar-se à sua oficina por já lhes terem cobrado demasiado dinheiro noutra oficina. Pode fazer uma avaliação genuína e honesta por um preço que seja bom para si e que supere a concorrência. Ao oferecer um preço justo, pode ganhar um cliente que traga os amigos e familiares também – muito mais rentável a longo prazo do que cobrar o preço máximo por um trabalho.

5. Cobre o valor correto

Outro aspeto que deixa os clientes impressionados no final é um preço mais baixo do que o apresentado no orçamento. Se, ao concluir o trabalho, descobrir que deu um orçamento superior ao trabalho que efetivamente realizou, cobre o preço correto. São poucas as atitudes que os clientes apreciam mais do que pagar menos do que o esperado.

6. Esteja disponível

Algumas oficinas vão buscar os veículos e entregam-nos sete dias por semana, algo que os clientes adoram. Nem todos os negócios podem prestar este serviço, mas se puder, disponibilize-o, pois mais cedo ou mais tarde poderá dar-lhe uma vantagem competitiva.

7. Garanta o seu trabalho

Certifique-se de que dá garantia de todo o trabalho realizado e de todas as peças instaladas. Este é um serviço que a maior parte das oficinas mais conceituadas oferece e você deve fazer o mesmo se desejar competir no mercado de pós-venda atual.

8. Tente escolher uma altura calma do dia

Se tem um cliente com um problema mais complicado, sugira que venha numa altura mais calma do dia – ao final da manhã ou ao início da tarde – em vez de logo de manhã, quando estão a ser deixados os automóveis na oficina, ou no final da tarde, quando vão buscá-los. Se o cliente desejar que avalie um problema específico, certifique-se de que tem tempo extra. Sobreposição de trabalhos ou trabalhos não agendados podem causar o caos com horários congestionados na oficina.

9. Deixe tudo claro desde o início

Cabe-lhe a si saber como funcionam os automóveis, não aos clientes, portanto, deve ajudá-los a explicar com clareza e precisão o que querem que faça. Escrever uma lista pode ajudar, em particular se precisam que seja feito muito trabalho ou se os sintomas são difíceis de descrever. Assim poderá evitar mal-entendidos futuros que possam deixar o cliente irritado. Obtenha o máximo de detalhes possível do proprietário do autmóvel. Por exemplo, um pequeno detalhe do género “só ouço o ruído quando o carro está em marcha-atrás” pode fazer uma grande diferença no diagnóstico de avarias. Avarias vagas e intermitentes podem ser difíceis de identificar e andar à procura delas pode fazer com que os seus mecânicos se atrasem, pelo que deve pedir ao cliente para ajudá-lo, cedendo todas as informações possíveis.

10. Passe uma fatura detalhada

Uma fatura pormenorizada, detalhando tudo o que foi feito no carro, o tempo que demorou a fazer a reparação e o preço das peças, deixará o cliente tranquilo, pois mostra que tem um negócio organizado, e pode evitar discussões sobre o preço.

Todos os serviços acima descritos vão inspirar a fidelização e confiança nos seus clientes e, como dissemos no início, as pessoas estão dispostas a escolher uma oficina que seja capaz de proporcionar ao cliente uma experiência mais satisfatória. Coloque em prática o máximo possível de pormenores do serviço de atendimento ao cliente e sairá a ganhar, preservando mais clientes.

DESCARREGAR O NOSSO E-BOOK DO SERVIÇO AO CLIENTE

DESCARREGAR O NOSSO E-BOOK DO SERVIÇO AO CLIENTE

Subscreva a nossa newsletter para receber as últimas notícias.

THANK YOU FOR REGISTERING TO RECEIVED OUR CUSTOMER SERVICE EBOOK.

We will contact you when it is available for download.

 

QUAL É A SUA HISTÓRIA?

Partilhe a história do seu negócio connosco e podemos destacá-la aqui no centro de Oficinas Originais TRW. É a sua oportunidade de mostrar ao mundo a excelência da sua oficina.

SAIBA MAIS
TELL US YOUR STORY

ARTIGOS RELACIONADOS

;
x FREE eBook Download

DESCARREGUE O E-BOOK GRATUITAMENTE

Aprenda como oferecer um melhor
serviço de atendimento ao cliente na sua oficina.

Baixar
 
DESCARREGAR O NOSSO E-BOOK DO SERVIÇO AO CLIENTE

DESCARREGAR O NOSSO E-BOOK DO SERVIÇO AO CLIENTE

Subscreva a nossa newsletter para receber as últimas notícias.

THANK YOU FOR REGISTERING TO RECEIVED OUR CUSTOMER SERVICE EBOOK.

We will contact you when it is available for download.

 
 
Close Menu

SUBSCREVER NOTÍCIAS

Almost there...

Confirm Subscription

Please open the email we just sent you.

We don't want you to miss out - we're checking we have your correct details. TRW are part of the ZF Group.

APRESENTAÇÃO DA GAMA TRW

CATÁLOGO DE PEÇAS ▶