NEGÓCIO DE SUCESSO

NEGÓCIO DE SUCESSO

Sucesso da oficina: não siga apenas sua paixão, concentre-se nos seus pontos fortes

 

14/03/2019

Se já se sentiu pouco satisfeito no seu trabalho, então não aceite essa situação. Há coisas que pode fazer para aumentar a sua satisfação sem ter mudar radicalmente e dar um novo rumo à sua oficina ou à sua carreira. Isso inclui não só pensar nas suas paixões, mas também nos seus pontos fortes (e nos pontos fortes da sua equipa também).

Às vezes acabamos a trabalhar na área que não queremos: talvez as tarefas específicas envolvidas não nos satisfaçam, talvez a equipa à nossa volta tenha a moral em baixo, talvez o nosso trabalho seja frequentemente difícil ou acabe em fracasso.

Uma coisa que pode fazer é ver se está a trabalhar com os seus pontos fortes – aquelas coisas nas quais você é bom e que gosta de fazer. Quer seja gestor ou proprietário de uma oficina, também deve procurar esses fatores em toda a sua equipa. Pode melhorar o desempenho geral do seu negócio se aproveitar os pontos fortes de cada um?

Concentrar-se nos seus pontos fortes irá ajudá-lo (a si e à sua equipa) a sentir-se mais saudável e a ter mais energia. Estudos relatados pela Psychology Today revelaram que a força do caráter está associada a uma série de comportamentos saudáveis, incluindo levar uma vida ativa, procurar atividades agradáveis e alimentar-se bem. Também pode ajudá-lo a sentir-se mais satisfeito com a vida. Estudos mostram que os indivíduos que estão satisfeitos com a vida são eficazes a solucionar problemas, apresentam melhor desempenho no trabalho, tendem a ser mais resistentes ao stress e têm melhor saúde física – todos esses traços são valiosos para a equipa da sua oficina.

A Psychology Today também publicou estudos que mostram que ao usarmos os nossos pontos fortes, ficamos mais confiantes. Tanto o conhecimento dos pontos fortes quanto a sua utilização foram significativamente associados à melhoria da autoeficácia, autoestima, autoaceitação e autoconfiança. A conclusão é clara: as pessoas sentem-se mais satisfeitas e o seu trabalho tem mais significado quando usam os seus pontos fortes. O resultado para o seu negócio é a otimização do desempenho dos colaboradores e as reparações são realizadas com elevada qualidade e máxima eficiência.

A análise Gallup revela que as pessoas que usam os seus pontos fortes todos os dias têm uma probabilidade três vezes maior de ter uma excelente qualidade de vida, uma probabilidade seis vezes maior de estar empenhadas no seu trabalho, são 8% mais produtivas e têm 15% menos probabilidade de deixar os seus empregos.
Gallup

Aqui está uma lista de exemplos de pontos fortes. Quais são os seus e quais são os pontos fortes dos membros da equipa da sua oficina? Pode ajudar se as anotar, talvez por pessoa.

Depois de elaborar a sua lista de pontos fortes, pode mapear as tarefas específicas com base nas informações recolhidas. Podem tratar-se de tarefas existentes que já foram executadas – tem as melhores pessoas responsáveis por essas tarefas? Ou podem tratar-se de novas tarefas que vão ajudá-lo a melhorar a produtividade da sua oficina e a apoiar o crescimento do seu negócio.

Por exemplo, alguém da sua equipa seria um mentor perfeito? Se ainda não fazem isso, poderiam ser responsáveis pela formação de aprendizes/novos mecânicos? Esta poderia ser uma boa maneira de os motivar – eles iriam achar essa tarefa recompensadora – e o seu novo mecânico estaria, ao mesmo tempo, a aprender competências valiosas. Da mesma forma, algum dos seus mecânicos é um planeador por natureza – poderia ajudá-lo a gerir o fluxo de trabalho na sua oficina? Ou, poderia algum dos seus mecânicos com queda para as ferramentas digitais/criatividade ajudá-lo a escrever algum conteúdo do blog ou a gerir as suas redes sociais?

Os gestores que se focam nos pontos fortes das pessoas, em vez de nos pontos fracos (ao formar uma equipa), normalmente obtêm um melhor desempenho da equipa e maior sucesso. Estudos demonstraram que os líderes que se concentram nos pontos fortes dos trabalhadores beneficiam de níveis mais baixos de rotatividade de pessoal, níveis mais altos de produtividade, clientes mais satisfeitos e maior rentabilidade.

Não se esqueça de que os pontos fortes também podem mudar com o tempo. Por exemplo, muitos proprietários de oficinas abrem oficinas de reparação porque adoram carros, não porque são especialistas em negócios. No entanto, à medida que o sucesso dos seus negócios cresce, o mesmo acontece com sua experiência e perspicácia comercial.

DESCARREGAR O NOSSO E-BOOK DO SERVIÇO AO CLIENTE

DESCARREGAR O NOSSO E-BOOK DO SERVIÇO AO CLIENTE

Subscreva a nossa newsletter para receber as últimas notícias.

THANK YOU FOR REGISTERING TO RECEIVED OUR CUSTOMER SERVICE EBOOK.

We will contact you when it is available for download.

 
;

QUAL É A SUA HISTÓRIA?

Partilhe a história do seu negócio connosco e podemos destacá-la aqui no centro de Oficinas Originais TRW. É a sua oportunidade de mostrar ao mundo a excelência da sua oficina.

SAIBA MAIS
TELL US YOUR STORY

ARTIGOS RELACIONADOS

;
x FREE eBook Download

DESCARREGUE O E-BOOK GRATUITAMENTE

Aprenda como oferecer um melhor
serviço de atendimento ao cliente na sua oficina.

Baixar
 
DESCARREGAR O NOSSO E-BOOK DO SERVIÇO AO CLIENTE

DESCARREGAR O NOSSO E-BOOK DO SERVIÇO AO CLIENTE

Subscreva a nossa newsletter para receber as últimas notícias.

THANK YOU FOR REGISTERING TO RECEIVED OUR CUSTOMER SERVICE EBOOK.

We will contact you when it is available for download.

 
 
;
Close Menu

SUBSCREVER NOTÍCIAS

Almost there...

Confirm Subscription

Please open the email we just sent you.

We don't want you to miss out - we're checking we have your correct details. TRW are part of the ZF Group.

APRESENTAÇÃO DA GAMA TRW

CATÁLOGO DE PEÇAS ▶