NEGÓCIO DE SUCESSO

NEGÓCIO DE SUCESSO

Quando deve pensar em abrir a sua segunda oficina?

 

14/03/2019

Se está a pensar em abrir um segundo espaço, parabéns! O simples facto de estar a pensar nisso significa que deve ter lançado e gerido com sucesso a sua própria oficina, construído uma base de clientes estável e administrado bem as suas finanças.

Para repetir esse sucesso e aproveitar todas essas coisas boas, precisa de ter certeza de que a sua empresa está pronta para abrir um segundo espaço. Comece por fazer a si mesmo as seguintes perguntas:

 

  1. A sua oficina existente tornou-se demasiado pequena para o número de clientes que tem atualmente?
  2. Existe um mercado fora da sua localização atual?
  3. Tem dinheiro suficiente para financiar uma nova oficina?
  4. O seu estilo de vida permite-lhe lidar com as horas extra necessárias?
  5. A segunda oficina irá aumentar a sua receita e rentabilidade no geral?
Quando deve pensar em abrir a sua segunda oficina?

 

Se a resposta para a maioria dessas perguntas é “sim”, então este pode ser o momento certo para abrir uma segunda oficina. Isso exigirá tempo e dinheiro, mas se planear com cuidado, pode ser extremamente recompensador.

Escolha o local certo

O facto de a sua oficina estar a crescer agora significa que escolheu uma boa localização da primeira vez. Pense nas decisões que tomou e aplique-as novamente. Liste os possíveis locais e faça uma pequena pesquisa de mercado simples para ver quais desses locais têm maiores probabilidades de sucesso. Esta pesquisa de mercado pode incluir olhar para a demografia, verificar a concorrência na área e conversar com a população local para perguntar como sentem que a área é servida e o que gostariam mais de ter.

Pense de onde virão os seus novos clientes, por exemplo, há um centro empresarial nas proximidades em que os funcionários de escritório podem ter problemas com o carro e beneficiar de uma oficina que possam usar durante o dia, enquanto trabalham?

Outra opção pode ser comprar uma oficina existente. Verifique se há oficinas à venda na área para a qual deseja expandir o seu negócio – esta opção pode ajudá-lo com o equipamento inicial; também deve fornecer-lhe acesso aos clientes regulares existentes e, potencialmente, a alguns mecânicos que pode manter e ter a trabalhar para si.

Desenvolva um plano de marketing

Comece por anunciar o novo local através das redes sociais, marketing por e-mail e outros canais de comunicação. Planeie uma inauguração, talvez com ofertas de desconto e brindes para atrair clientes – promova o evento também nas redes sociais. Prepare uma oferta de lançamento para visitantes na primeira semana ou no primeiro mês; as ofertas provavelmente serão partilhadas nas redes sociais, e é por isso que as campanhas de referência funcionam bem para as empresas (leia mais nos nossos blogs de Marketing Digital, como “Como usar os meios digitais e sociais para criar um programa de referência simples”).

Crie um plano de negócios

Se necessário, adapte o plano para o seu novo espaço a partir daquele que criou para abrir a primeira oficina.

Por mais confiante que seja em relação às coisas, deve sempre escrever um plano de negócios. Isso irá ajudá-lo de várias maneiras, até porque os credores e investidores vão querer vê-lo; se for bem pensado vai encorajá-los a apoiá-lo. O plano deve explicar porque acredita que a oficina atende às necessidades do consumidor (referindo-se à sua análise de mercado), incluir a lista de produtos e serviços que irá oferecer e o plano de marketing. Também deve incluir as necessidades de financiamento e projeções financeiras para a nova oficina. Seja realista – por exemplo, se a nova oficina permitir apenas dois elevadores, isso poderá limitar a sua faturação diária.

Prepare a contabilidade

À medida que a sua empresa cresce nos dois locais, podem surgir erros. Para evitar essa situação e manter-se organizado, separe as suas receitas e despesas dos diferentes locais da sua empresa. Isso também irá permitir-lhe controlar claramente o sucesso de ambos os espaços, veja o desempenho de cada um deles e o investimento exigido por cada um deles.

Proteja o capital

Como proprietário de uma oficina de sucesso, sabe que é preciso dinheiro para ganhar dinheiro. O mesmo se aplica à sua segunda oficinas, embora, desta vez, tenha mais flexibilidade financeira porque já possui um fluxo constante de receita do seu primeiro negócio.

Faça uma lista de todas as despesas e verifique novamente se incluiu custos ocultos, como impostos e licenças. Considere as despesas iniciais, além dos custos da sua localização atual. Se acredita que a receita não irá cobrir as despesas do segundo local, considere garantir capital externo por meio de um empréstimo para pequenas empresas (é nesse ponto que entra um bom plano de negócios), crowdfunding ou empréstimo de amigos e familiares.

Contrate funcionários

Está na hora de delegar (veja o blog Sucesso Empresarial “7 qualidades de liderança que vão ajudá-lo a ter uma oficina de sucesso”). Por mais experiente e motivado que seja, não será um líder de oficina eficaz se tentar estar nos dois lugares ao mesmo tempo.

Talvez seja necessário considerar a contratação de um gestor que partilhe os seus valores e que fique de olho nas operações diárias no novo local Certamente irá precisar de contratar uma equipa de oficina com a experiência e a atitude necessárias para tornar a segunda oficina um sucesso.

Então, ainda pensa que está na hora de abrir uma segunda oficina? Pode ser uma altura empolgante e lucrativa para si, e desde que tenha pensado nos problemas acima, não há motivo para que uma segunda oficina não seja um grande sucesso. Boa sorte!

DESCARREGAR O NOSSO E-BOOK DO SERVIÇO AO CLIENTE

DESCARREGAR O NOSSO E-BOOK DO SERVIÇO AO CLIENTE

Subscreva a nossa newsletter para receber as últimas notícias.

THANK YOU FOR REGISTERING TO RECEIVED OUR CUSTOMER SERVICE EBOOK.

We will contact you when it is available for download.

 
;

QUAL É A SUA HISTÓRIA?

Partilhe a história do seu negócio connosco e podemos destacá-la aqui no centro de Oficinas Originais TRW. É a sua oportunidade de mostrar ao mundo a excelência da sua oficina.

SAIBA MAIS
TELL US YOUR STORY

ARTIGOS RELACIONADOS

;
x FREE eBook Download

DESCARREGUE O E-BOOK GRATUITAMENTE

Aprenda como oferecer um melhor
serviço de atendimento ao cliente na sua oficina.

Baixar
 
DESCARREGAR O NOSSO E-BOOK DO SERVIÇO AO CLIENTE

DESCARREGAR O NOSSO E-BOOK DO SERVIÇO AO CLIENTE

Subscreva a nossa newsletter para receber as últimas notícias.

THANK YOU FOR REGISTERING TO RECEIVED OUR CUSTOMER SERVICE EBOOK.

We will contact you when it is available for download.

 
 
;
Close Menu

SUBSCREVER NOTÍCIAS

Almost there...

Confirm Subscription

Please open the email we just sent you.

We don't want you to miss out - we're checking we have your correct details. TRW are part of the ZF Group.

APRESENTAÇÃO DA GAMA TRW

CATÁLOGO DE PEÇAS ▶