NEGÓCIO DE SUCESSO

NEGÓCIO DE SUCESSO

O que diferentes gerações querem do trabalho e como manter os seus melhores profissionais

 

27.10.2019

O século XX foi uma época de grandes mudanças. Houve uma revolução no setor automóvel, um boom de prosperidade no pós-II Guerra Mundial, mudanças culturais radicais nos anos 60 e 70 e, por fim, a revolução informática. Tudo isto influenciou e ajudou a moldar as três gerações diferentes que trabalham nas atuais oficinas. Quem são, então, estas pessoas e o que as motiva?

GERAÇÃO Z (nascidos a partir de 1997)

Comportamentos típicos:

Comportamentos típicos:

A geração pós-milénio, conhecida como a Geração Z, composta por indivíduos que atualmente são adolescentes ou têm vinte e poucos anos, assistiu às mudanças mais rápidas de sempre a nível da tecnologia, observando uma peça de tecnologia promissora a ser substituída por outra a um ritmo alarmante e o seu reconhecimento de que pouca coisa é permanente deixou-a com vontade de experimentar tudo.

A Geração Z tem também uma nova atitude em relação à educação e ao trabalho. De acordo com um inquérito levado a cabo pela empresa Culture Coop, 78% dos inquiridos da Geração Z afirmam que tirar um curso superior de quatro anos já não faz sentido do ponto de vista económico, tendo surgido centenas de programas, desde estágios a "boot camps" para oferecer caminhos alternativos.

Os locais de trabalho só agora estão a começar a sentir a influência da Geração Z. Podem não ter as competências formais das gerações anteriores, mas podem conseguir ensinar os colegas mais velhos a aprender novas ferramentas e competências rapidamente e de improviso – da mesma forma que têm feito a sua vida inteira.

OS MILLLENIALS (nascidos entre 1981 e 1996)

Comportamentos típicos:

Comportamentos típicos:

Os Millenials encaram o trabalho como uma forma de fazer a diferença no mundo, por isso para eles o impacto que têm é um factor importante, por vezes até mais do que o dinheiro. Os Millenials têm também uma grande necessidade de que o seu trabalho seja interessante. Normalmente, ainda não fizeram grandes aquisições como casas ou carros e como não estão presos a uma grande hipoteca, é menos provável que fiquem num emprego de que não gostam, que não os deixa satisfeitos ou que contrarie as suas convicções fundamentais.

Sendo crianças da revolução informática, os Millenials também sentem que não devem estar presos a um único posto no local de trabalho. Querem trabalhar de forma flexível e não se importam com interrupções na sua vida particular, se esse compromisso for necessário. Sentem-se felizes em misturar a sua vida laboral com a pessoal e criar uma vida de contornos mais amplos e integrada.

Os Millenials podem ser trabalhadores extremamente leais, mas encaram a lealdade como uma via de dois sentidos, com exigências tanto para o empregador como para o empregado. Por isso, se quer atrair e manter Millenials na sua oficina, é importante ter em mente o seu estilo de comunicação, os seus valores e aquilo que os motiva para que possa criar um ambiente de trabalho e um sistema de recompensas que funcione para si e para eles.

GERAÇÃO X (nascidos entre 1965 e 1980)

Comportamentos típicos:

Comportamentos típicos:

A Geração X cresceu durante anos de mudanças sociais significativas a nível da sociedade e da família. Frequentemente com ambos os pais a trabalhar, foram crianças que aprenderam a fazer as coisas por elas próprias porque ninguém estava em casa depois da escola. Por isso, os trabalhadores da Geração X tendem a ser independentes e empreendedores. Não gostam de ser microgeridos e focam-se nos resultados e não no processo; põem em causa a realização das coisas pelos processos tradicionais, se houver outra forma de executar uma tarefa que é mais rápida, fácil ou barata.

Em cargos de chefia, os trabalhadores da Geração X tendem a ser "distantes" e evitam reuniões sempre que possível. Enquanto os Baby Boomers não se importam de trabalhar mais horas para receber mais dinheiro, os trabalhadores da Geração X não acreditam que esta seja uma estratégia vencedora para progredir, pelo que fazem as horas que têm de fazer e vão para casa. O que mais valorizam é terem tempo para fazerem aquilo que querem.

Logo, se quer atrair e manter colaboradores da Geração X na sua oficina, tenha em mente o que acabámos de dizer. Os trabalhadores da Geração X podem ser extremamente pragmáticos e criativos na resolução de problemas, mas têm uma maior tendência a manter o trabalho separado da vida pessoal.

BABY BOOMERS (nascidos entre 1946 e 1964)

Comportamentos típicos:

Comportamentos típicos:

Os Baby Boomers cresceram numa era de prosperidade sem precedentes para a classe trabalhadora. Muitos foram os primeiros nas suas famílias a ir para a universidade ou escolas profissionais e a economia em expansão criou os postos de trabalho que eles vieram a ocupar. Atingiram os marcos familiares da idade adulta – emprego, casamento, filhos e casa própria – muito mais cedo do que os Millenials normalmente o fazem hoje em dia.

Os Baby Boomers tornaram-se adultos quando o sucesso financeiro era atingível através de trabalho duro. É muito mais provável que estejam dispostos a trabalhar horas extra e a permanecer leais a uma empresa devido à história que têm com ela.

Também são independentes e autónomos porque nasceram numa época em que a filosofia era que o que estava estragado podia e devia ser arranjado. Cresceram a desmontar e a voltar a montar coisas. E como cresceram a trabalhar das 9 às 5 no local de trabalho com os seus colegas, compreendem e dão valor a um local de trabalho onde haja interação. Os Baby Boomers gostam de reuniões e gostam de trabalhar com o resto dos colegas no mesmo edifício, mesmo que trabalhem de forma independente.

Como pode ver, a forma como os Baby Boomers, a Geração X, os Millenials e a Geração Z encaram o trabalho, a gestão (ou serem geridos por terceiros) e a forma de trabalhar é muito diferente e terá impacto não só no modo como trabalham, mas também como veem e interagem com os outros membros da equipa na oficina. Ter em mente a forma como estas gerações foram moldadas pela vida irá ajudá-lo a compreender o que deixa motivadas as diferentes gerações que compõem a sua força de trabalho. Munido destes conhecimentos pode tentar proporcionar-lhes o tipo de ambiente, recompensas e apoio que lhe permitirá manter os seus melhores profissionais.

DESCARREGUE O NOSSO EBOOK SOBRE NEGÓCIOS DE SUCESSO

DESCARREGUE O NOSSO EBOOK SOBRE NEGÓCIOS DE SUCESSO

Subscribe to our newsletter for the latest news.

OBRIGADO POR REGISTAR-SE PARA RECEBER NOSSO EBOOK DE ATENDIMENTO AO CLIENTE.

Entraremos em contato quando estiver disponível para download.

 
;
TELL US YOUR STORY

ARTIGOS RELACIONADOS

;
x DESCARREGUE O E-BOOK GRATUITAMENTE

DESCARREGUE O E-BOOK GRATUITAMENTE

Descubra conselhos úteis que irão ajudá-lo
a fazer da sua oficina um negócio de sucesso.

Baixar
 
DESCARREGUE O NOSSO EBOOK SOBRE NEGÓCIOS DE SUCESSO

DESCARREGUE O NOSSO EBOOK SOBRE NEGÓCIOS DE SUCESSO

Subscribe to our newsletter for the latest news.

OBRIGADO POR REGISTAR-SE PARA RECEBER NOSSO EBOOK DE ATENDIMENTO AO CLIENTE.

Entraremos em contato quando estiver disponível para download.

 
 
Close Menu

SUBSCREVER NOTÍCIAS

Almost there...

Confirm Subscription

Please open the email we just sent you.

We don't want you to miss out - we're checking we have your correct details. TRW are part of the ZF Group.

APRESENTAÇÃO DA GAMA TRW

CATÁLOGO DE PEÇAS ▶