NEGÓCIO DE SUCESSO

NEGÓCIO DE SUCESSO

7 qualidades de liderança que vão ajudá-lo a ter uma oficina de sucesso

 

14/03/2019

Muitos proprietários de oficinas abrem oficinas de reparação porque adoram carros, não porque são especialistas em negócios. Mas à medida que ganham experiência no trabalho, passam a entender os negócios e tornam-se gestores realmente bons, com base nas suas experiências do dia a dia.

Ser mecânico dá-lhe uma vantagem nos negócios porque ensina a resolver problemas. Tenha estas competências sempre consigo e pode tornar-se um grande líder de equipa/ de negócios.

Aqui estão sete coisas que pode fazer no seu trabalho diário que irão ser benéficas para si e para a oficina, e que vão ajudá-lo a tornar-se um líder natural.

1. Deite mãos ao trabalho

Por vezes, pensamos erradamente que os líderes são grandes visionários que tem constantemente ideias incríveis que passam para outras pessoas colocarem em prática. Na realidade, as grandes ideias vêm das pessoas em todos os níveis do negócio. Os melhores líderes não são “génios”, são “construtores” e “facilitadores” que criam uma cultura que acolhe tanto o trabalho quanto as ideias. Para desenvolver este tipo de cultura na oficina, terá de marcar o ritmo através das suas próprias atitudes e ações pessoais.

2. Acredite em si mesmo

Os mecânicos recebem e resolvem desafios diariamente – todos os clientes que entram na oficina (a menos que pretendam um serviço de rotina, como a revisão do carro) têm algum tipo de problema no seu veículo. Às vezes as reparações são fáceis de fazer. Contudo, muitas vezes os problemas são complexos e o cliente esforça-se para os descrever como “há algo errado com o motor” ou “o carro faz um som estranho quando acelero”.

Como mecânico, você aprende que, de uma forma ou de outra, sempre chega à origem do problema. Se mantiver essa atitude, será visto como um líder e, se for (ou quiser ser) um gestor de oficina, poderá aplicar esse mesmo raciocínio nos desafios do negócio.

3. Mantenha-se focado

Faz parte da natureza humana sentir um pouco de pânico e ansiedade quando as coisas correm mal, mas os bons líderes são pessoas que mantêm a cabeça fria quando algo corre mal. Não é fácil, e é uma competência que terá de adquirir e melhorar, mas é uma competência que pode ser aperfeiçoada e praticada. Uma maneira de fazer isso é perguntar a si mesmo, quando surgir um desafio, quais as duas coisas principais a prioritizar? Em seguida, defina a melhor forma de organizar a sua equipa para resolver o problema. Como Steve Jobs, cofundador da Apple, uma vez disse: “Decidir o que não fazer é tão importante como decidir o que fazer.” Quando se deparar com um problema, não se deixe perturbar. Respire fundo. Concentre-se na única coisa que pode fazer imediatamente que terá o maior impacto. E quando fizer isso, aplique o mesmo pensamento várias vezes até que o problema fique resolvido.

4. Crie uma boa equipa

Por mais talentoso que seja como mecânico, por melhor que seja como líder, a sua eficácia será sempre limitada se não estiver rodeado de pessoas capazes. Os grandes líderes compreendem os negócios em que estão inseridos e percebem o caminho que a empresa deve seguir. Isso permite-lhes criar uma equipa baseada nos pontos fortes das pessoas e que se complementam. Provavelmente já ouviu a seguinte frase: “O todo é maior do que a soma das partes”.

5. Mantenha-se positivo

Não precisa de começar todos os dias de trabalho na oficina com um discurso inspirador, mas um líder deve sempre tentar ser positivo. Se é líder de uma equipa, ou se é membro do pessoal e deseja desenvolver as suas capacidades de liderança, deve tentar motivar os seus colegas e manter a equipa com a moral em cima. Estudos da Warwick University mostraram que trabalhadores felizes eram 12% mais produtivos.

6. Atribua tarefas

A capacidade de delegar eficazmente tarefas para as pessoas certas dentro da sua equipa irá garantir que a sua oficina está a trabalhar sem problemas e, crucialmente, isso dá-lhe mais tempo para realmente liderar a sua equipa – você deve de evitar atolar-se com tarefas menos importantes. Isso significa que deve considerar cuidadosamente quem compõe a equipa da sua oficina – tem pessoas às quais pode delegar tarefas eficazmente, isso deve fazer parte da sua estratégia de recrutamento?

7. Comunique com eficácia

Por fim, para ser um líder de sucesso, deve ser capaz de comunicar os seus pensamentos, ideias e instruções com clareza – a sua equipa não irá acompanhá-lo se não tiver a certeza do que você está a pedir. As pessoas entendem melhor quando fala com elas individualmente. Peça à pessoa para lhe confirmar o que acabou de pedir, isso irá permitir-lhe confirmar que a pessoa realmente entendeu a tarefa.

Se já é um líder de equipa ou gostaria de ser no futuro, tem muito a ganhar ao desenvolver qualidades de liderança, tanto para si como para os negócios nos quais trabalha.

DESCARREGAR O NOSSO E-BOOK DO SERVIÇO AO CLIENTE

DESCARREGAR O NOSSO E-BOOK DO SERVIÇO AO CLIENTE

Subscreva a nossa newsletter para receber as últimas notícias.

THANK YOU FOR REGISTERING TO RECEIVED OUR CUSTOMER SERVICE EBOOK.

We will contact you when it is available for download.

 
;

QUAL É A SUA HISTÓRIA?

Partilhe a história do seu negócio connosco e podemos destacá-la aqui no centro de Oficinas Originais TRW. É a sua oportunidade de mostrar ao mundo a excelência da sua oficina.

SAIBA MAIS
TELL US YOUR STORY

ARTIGOS RELACIONADOS

;
x FREE eBook Download

DESCARREGUE O E-BOOK GRATUITAMENTE

Aprenda como oferecer um melhor
serviço de atendimento ao cliente na sua oficina.

Baixar
 
DESCARREGAR O NOSSO E-BOOK DO SERVIÇO AO CLIENTE

DESCARREGAR O NOSSO E-BOOK DO SERVIÇO AO CLIENTE

Subscreva a nossa newsletter para receber as últimas notícias.

THANK YOU FOR REGISTERING TO RECEIVED OUR CUSTOMER SERVICE EBOOK.

We will contact you when it is available for download.

 
 
;
Close Menu

SUBSCREVER NOTÍCIAS

Almost there...

Confirm Subscription

Please open the email we just sent you.

We don't want you to miss out - we're checking we have your correct details. TRW are part of the ZF Group.

APRESENTAÇÃO DA GAMA TRW

CATÁLOGO DE PEÇAS ▶