MARKETING DIGITAL

MARKETING DIGITAL

O que é o marketing digital e como pode beneficiar a sua oficina?

 

18/12/2018

O marketing digital é, simplesmente, qualquer material de marketing que publica online e que é visualizado em computadores, tablets ou telemóveis. Para pequenas e médias empresas, como uma oficina de reparação de automóveis, que não têm a equipa nem o orçamento necessários para organizar grandes campanhas publicitárias, o marketing digital normalmente significa fazer o melhor uso das suas redes sociais, e-mails e websites para comunicarem com clientes atuais e potenciais.

O marketing, digital ou outro, sempre esteve relacionado com a capacidade de alcançar o seu público-alvo no sítio certo à hora certa. A maioria de nós passa uma quantidade significativa do tempo ao telemóvel, a ler e-mails e a participar em redes sociais. Atualmente, muitas pessoas já não conseguem estar a ver televisão sem estarem a navegar ao mesmo tempo na internet. Isso significa que o seu esforço de marketing, seja grande ou pequeno, deve alcançar os clientes no local onde eles já estão a passar muito do seu tempo: online.

Tratando-se de um negócio independente, você provavelmente não tem uma equipa de marketing para escrever blogs e eBooks, ou para planear campanhas de marketing por e-mail que atraiam novas oportunidades de negócio, mas com um pouco de reflexão e tempo pode usar o marketing digital a seu favor. Existem, essencialmente, duas maneiras de atrair clientes usando marketing digital: Outbound Marketing e Inbound Marketing. Então, qual a diferença?

 

 

Outbound Marketing

O Outbound Marketing coloca as mensagens diretamente na frente do maior número de pessoas possível no espaço online. Por exemplo, pode pagar para colocar um banner num website de terceiros. Trata-se de algo pelo qual terá de pagar e, a menos que tenha alguém na sua oficina que perceba de marketing digital, normalmente teria de pagar a um especialista em marketing pela sua ajuda. Mas há coisas que pode fazer sozinho sem pagar por um espaço publicitário ou pela apoio de profissionais de marketing. Estas coisas fazem parte da categoria do Inbound Marketing.

Inbound Marketing

O Inbound Marketing usa conteúdo online para atrair clientes-alvo para websites, fornecendo-lhes informações interessantes ou úteis. Por exemplo, uma página bem escrita num website, que explica o que a sua empresa oferece ou publicações regulares em redes sociais com notícias e anúncios sobre promoções.

Uma grande vantagem do Inbound Marketing para pequenas e médias empresas é que precisa de pouco ou nenhum orçamento para usá-lo. Basta criar conteúdo interessante ou útil que o seu público deseja ver, e o único investimento necessário é um pouco do seu tempo.

Então, onde deve começar? A melhor maneira de começar é criar uma lista de e-mails dos seus cientes atuais. Pode enviar promoções, lembretes de serviço e novidades sobre a sua empresa a estes clientes. O truque está em enviar mensagens periodicamente, mas não com demasiada frequência, para que os seus clientes não fiquem irritados. Quando envia uma mensagem, certifique-se de que há benefícios claros para o leitor, como um lembrete de que precisam de um serviço ou então uma promoção que os fará poupar dinheiro. Continue a aumentar essa lista de e-mails adicionando os nomes de cada cliente novo que visita a sua oficina.

72% dos clientes abrem um e-mail devido ao desconto que oferece.
Campaign Monitor, 2018

Também deve começar ligar-se aos seus clientes nas redes sociais. A maioria usa o Facebook, Twitter e Instagram, por isso deve começar por aí. Convide-os para segui-lo nas redes sociais quando entrar em contacto via e-mail. Partilhe atualizações diariamente, ou com a frequência que conseguir. Pode partilhar notícias sobre a sua oficina e detalhes de promoções, mas nem tudo tem de ser cuidadosamente escrito ou estrategicamente planeado com antecedência. Também pode partilhar coisas que são muito mais rápidas de preparar – como comentários de clientes satisfeitos, fotografias dos seus trabalhadores e imagens de coisas que estão a acontecer na sua região e que deseja apoiar. Tudo isto fará com que a sua oficina seja vista como um espaço que não só presta um bom trabalho, como também é amigável e atencioso. E nem todo o seu conteúdo precisa de ser gerado por si. Pode partilhar links do resto da internet – informações úteis sobre carros, ou apenas coisas divertidas que gosta, ou causas que apoia (certifique-se apenas de que são informações relevantes para os seus clientes). Ofereça conteúdo envolvente aos seus clientes e eles vão começar a interagir e a falar da sua empresa a outras pessoas.

As redes sociais são, obviamente, plataformas interativas e isso significa que terá de pensar sobre a forma como responde aos seus clientes, bem como sobre o modo como divulga as suas próprias mensagens. Por exemplo, o que faz se receber um comentário ou crítica negativa? Ninguém quer receber avaliações negativas, mas pode transformar uma situação negativa numa situação positiva. Lidar com avaliações e comentários negativos de maneira profissional pode, na verdade, dar-lhe a oportunidade de causar uma impressão muito positiva em potenciais clientes. Leia o nosso blog sobre como lidar com comentários negativos nas redes sociais.

Além disso, coloque-se no lugar dos seus clientes, pense nos websites que estão a visitar e torne-se visível e relevante nesses espaços. Por exemplo, se você tem um conhecimento profundo sobre determinado tipo de veículo, participe em fóruns que as pessoas visitam para obter conselhos sobre esses veículos e ofereça alguns dos seus próprios conhecimentos. Será evidente para os clientes potenciais que você é uma pessoa com conhecimentos, que a sua oficina é prestável e que gosta de se envolver com os clientes.

Em suma, o marketing digital pode beneficiar significativamente a sua oficina porque, com muito pouco custo, pode manter os clientes envolvidos com a sua empresa, incentivá-los a voltar e estabelecer uma ligação consigo, que aumenta a fidelização do cliente. Também pode aumentar a notoriedade do seu negócio e expandir a sua base de potenciais clientes, se os clientes que alcançar, com as suas iniciatibvas online, começarem a partilhar as suas promoções e novidades com os amigos.

DESCARREGAR O NOSSO E-BOOK DO SERVIÇO AO CLIENTE

DESCARREGAR O NOSSO E-BOOK DO SERVIÇO AO CLIENTE

Subscreva a nossa newsletter para receber as últimas notícias.

THANK YOU FOR REGISTERING TO RECEIVED OUR CUSTOMER SERVICE EBOOK.

We will contact you when it is available for download.

 
;

QUAL É A SUA HISTÓRIA?

Partilhe a história do seu negócio connosco e podemos destacá-la aqui no centro de Oficinas Originais TRW. É a sua oportunidade de mostrar ao mundo a excelência da sua oficina.

SAIBA MAIS
TELL US YOUR STORY

ARTIGOS RELACIONADOS

;
x FREE eBook Download

DESCARREGUE O E-BOOK GRATUITAMENTE

Aprenda como oferecer um melhor
serviço de atendimento ao cliente na sua oficina.

Baixar
 
DESCARREGAR O NOSSO E-BOOK DO SERVIÇO AO CLIENTE

DESCARREGAR O NOSSO E-BOOK DO SERVIÇO AO CLIENTE

Subscreva a nossa newsletter para receber as últimas notícias.

THANK YOU FOR REGISTERING TO RECEIVED OUR CUSTOMER SERVICE EBOOK.

We will contact you when it is available for download.

 
 
;
Close Menu

SUBSCREVER NOTÍCIAS

Almost there...

Confirm Subscription

Please open the email we just sent you.

We don't want you to miss out - we're checking we have your correct details. TRW are part of the ZF Group.

APRESENTAÇÃO DA GAMA TRW

CATÁLOGO DE PEÇAS ▶