MARKETING DIGITAL

MARKETING DIGITAL

Como os clientes de amanhã estão a moldar o futuro do marketing digital

 

18/12/2018

Antes das redes sociais, o envolvimento da maioria das empresas com os clientes era feito através de um cartaz ou anúncio de imprensa, projetado e divulgado para proclamar a sua grandeza e para alcançar e impressionar mais vasto público possível.

As empresas ainda usam este método para promoverem os seus serviços – pode muito bem tê-lo usado para promover a sua oficina – mas o advento da era digital e dos novos canais de comunicação mudaram as regras do jogo. Em comparação com a impressão de cartazes e o pagamento por um espaço publicitário, as redes sociais são mais imediatas, mais poderosas, muito mais segmentadas e geralmente menos dispendiosas. Empresas de todas as dimensões estão a descobrir cada vez mais o potencial para o verdadeiro envolvimento do cliente que o marketing digital traz. Pode fazer coisas que os meios tradicionais não são capazes de fazer. Relaciona-se com os clientes onde eles se encontram (porque todos estão online, frequentemente, todos os dias). Permite que as empresas conversem com os clientes, contem histórias e os inspirem a divulgar os seus produtos e serviços, além de comprá-los.

A seguinte estatística do Facebook demonstra o quão eficaz é a publicidade digital: no ano passado, a Castle – um concessionário das marcas Chevrolet e Buick nos EUA – realizou uma campanha de publicidade no Facebook dirigida a indivíduos que procuravam ativamente produtos e serviços semelhantes e que se encontrassem num raio de 65 quilómetros da sua concessão. A Castle realizou 23 vendas de veículos, obteve um lucro de 18.463 dólares e 23 vezes de retorno do investimento publicitário.

 

 

É aí que nos encontramos agora. Mas e quanto ao futuro?

No seu relatório publicado recentemente, The Future of Marketing (O Futuro do Marketing), a Econsultancy entrevistou cerca de 500 anunciantes, departamentos de marketing e agências de marketing para obter informações sobre a direção que o marketing está a tomar e quais serão os objetivos e prioridades nos próximos cinco anos. Se está à procura de algum tipo de marketing digital para a sua oficina – e deveria estar –, aqui estão algumas das ideias identificadas no relatório.

1. Marketing de conteúdo inspirador direcionado para histórias

Os clientes de praticamente todas as empresas estão cada vez mais desligados da publicidade direta, particularmente em comparação com o marketing de conteúdo, que evoluiu para se tornar um meio mais persuasivo e suave de atrair a atenção.

Em vez de direcionarem simplesmente os clientes para o seu produto ou serviço, as empresas de hoje precisam de fornecer valor acrescentado aos seguidores – percepção, inspiração e uma mensagem informativa.

Os clientes querem ouvir as histórias interessantes que estão por trás dos produtos ou serviços que escolhem. Por exemplo, as redes sociais de uma oficina podem incluir vídeos úteis (não precisam de ser os seus próprios vídeos, podem ser partilhados de outro sítio – desde que aquilo que dizem reflita uma opinião ou um conselho com o qual concorda). Da mesma forma, as histórias pessoais sobre a oficina, mesmo na forma de um tweet curto, constroem uma “história” do seu negócio com a qual os clientes se irão identificar e recordar.

2. Vídeo

Num curto espaço de tempo, o smartphone tornou-se “o caminho” para as pessoas de todas as idades acederem instantaneamente a conteúdos. E quanto mais usamos os nossos smartphones, mais vídeos vemos.

As empresas têm assim uma enorme oportunidade – se conseguirem o conteúdo correto. Não se trata do caso de pressionar os consumidores enviando conteúdo antigo, trata-se de contar uma história de forma criativa, chamando a atenção do público com formatos curtos e fornecendo conteúdo informativo e divertido que o público considera relevante.

Estas são cinco razões pelas quais todas as empresas devem criar e/ou partilhar vídeos e por que isso será ainda mais importante nos próximos meses e anos:

 

  1. Segundo o website de marketing TheDrum.com, até 2021, 78% do conteúdo visualizado no telemóvel será vídeo.
  2. A “Geração Z” (pessoas nascidas de meados dos anos 90 até o início do ano 2000) passa mais tempo no telemóvel do que em todos os outros dispositivos juntos.
  3. Dados da Ofcom mostraram que, em 2017, as pessoas com idades compreendidas entre os 16 e os 34 anos visualizaram todos os dias uma média de 2 horas e 37 minutos de conteúdo de vídeo não transmitido.
  4. Em 2020, uma pessoa comum irá passar 84 minutos por dia a visualizar vídeos online.
  5. A chegada do 5G irá aumentar em cem vezes a velocidade dos vídeos de alta qualidade no telemóvel.
Como os clientes de amanhã estão a moldar o futuro do marketing digital

 

A conclusão é clara, se quiser criar conteúdos digitais para o público futuro, deve considerar o conteúdo em vídeo para a sua oficina.

Um conteúdo em vídeo simples, que qualquer oficina pode criar facilmente, pode incluir uma apresentação e uma visão geral da área de receção, para mostrar o ambiente organizado e o serviço de acolhedor que os clientes irão receber. Um vídeo com dicas sobre como os clientes podem cuidar dos seus carros no inverno também seria útil. E que tal partilhar um vídeo do YouTube mostrando como funciona um motor para envolver os seus clientes menos experientes? Isso mostraria que a sua empresa é do tipo que partilha informações, e não as esconde para manter o controlo sobre o cliente.

DESCARREGAR O NOSSO E-BOOK DO SERVIÇO AO CLIENTE

DESCARREGAR O NOSSO E-BOOK DO SERVIÇO AO CLIENTE

Subscreva a nossa newsletter para receber as últimas notícias.

THANK YOU FOR REGISTERING TO RECEIVED OUR CUSTOMER SERVICE EBOOK.

We will contact you when it is available for download.

 
;

QUAL É A SUA HISTÓRIA?

Partilhe a história do seu negócio connosco e podemos destacá-la aqui no centro de Oficinas Originais TRW. É a sua oportunidade de mostrar ao mundo a excelência da sua oficina.

SAIBA MAIS
TELL US YOUR STORY

ARTIGOS RELACIONADOS

;
x FREE eBook Download

DESCARREGUE O E-BOOK GRATUITAMENTE

Aprenda como oferecer um melhor
serviço de atendimento ao cliente na sua oficina.

Baixar
 
DESCARREGAR O NOSSO E-BOOK DO SERVIÇO AO CLIENTE

DESCARREGAR O NOSSO E-BOOK DO SERVIÇO AO CLIENTE

Subscreva a nossa newsletter para receber as últimas notícias.

THANK YOU FOR REGISTERING TO RECEIVED OUR CUSTOMER SERVICE EBOOK.

We will contact you when it is available for download.

 
 
Close Menu

SUBSCREVER NOTÍCIAS

Almost there...

Confirm Subscription

Please open the email we just sent you.

We don't want you to miss out - we're checking we have your correct details. TRW are part of the ZF Group.

APRESENTAÇÃO DA GAMA TRW

CATÁLOGO DE PEÇAS ▶