MARKETING DIGITAL

MARKETING DIGITAL

12 dicas para criar e gerir o seu marketing nas redes sociais

 

18/12/2018

Estabelecer uma boa presença nas redes sociais é uma vitória fácil para melhorar o marketing digital da sua oficina.

Fazer publicações nas redes sociais é uma ótima maneira de envolver os seus clientes. É também uma abordagem mais suave, pois não precisa de fazer o tipo de venda agressiva que é desgastante para muitas pessoas. Não precisa de se autopromover, basta ser útil, relevante ou até mesmo engraçado.

Se conseguir criar uma presença nas redes sociais que seja informal e envolvente, estará a desenvolver algo valioso – um relacionamento diário entre a sua oficina e os seus clientes.

Isso pode ser algo muito recompensador em termos financeiros, já que da próxima vez que o seu cliente necessitar de uma reparação, a primeira oficina em que irá pensar será a sua.

45% dos clientes leem comentários online para tomar decisões de compra.

De acordo com uma pesquisa recente da rede multinacional de serviços profissionais Pricewaterhouse Coopers, 45% dos entrevistados disseram que as críticas, comentários e opiniões de outras pessoas influenciam o seu comportamento de compra.

Vamos apresentar algumas sugestões simples que podem tornar a gestão de redes sociais mais eficaz para a sua oficina.

1. Esteja no Facebook

O Facebook ainda é a maior rede social do mundo e a plataforma que influencia muitos clientes quando procuram produtos e serviços. De acordo com a empresa de investigação de software e marketing Vision Critical, cerca de um terço dos utilizadores do Facebook compraram um produto ou serviço de uma determinada empresa depois de partilhar, gostar ou comentar sobre isso nesta plataforma social. Isso torna o Facebook o canal das redes sociais com maior probabilidade de gerar vendas para a sua oficina. Se deseja divulgar mais a sua campanha no Facebook, pode pagar para aumentar o alcance das suas publicações no Facebook, para que estas sejam visualizadas por mais pessoas.

2. Publique no Quora

Nesta plataforma, os utilizadores podem fazer perguntas, calssificá-las por categorias autodefinidas e optar por seguir as melhores respostas das pessoas mais qualificadas. É uma ótima maneira de se promover para os clientes porque, ao responder às perguntas do Quora, relacionadas com o seu setor, demonstra a sua competência.

3. Utilize o Yelp (se for popular no seu país)

Agora, milhões de pessoas usam o Yelp para procurar empresas, por isso também é uma boa ideia fazer publicações neste website, caso seja popular no seu país. Além disso, se receber avaliações positivas nesse website, poderá aumentar ainda mais as vendas: uma pesquisa da Dimensional Research descobriu que 90% dos consumidores afirmaram que as avaliações positivas influenciaram as suas decisões de compra.

4. Esteja no YouTube

Quer seja algo interessante ou algo informativo, como um vídeo “Como fazer”, ao publicar no YouTube estará a manter a sua oficina nas mentes dos seus clientes e de potenciais clientes. Também irá impulsionar os seus rankings de pesquisa e, além disso, pode partilhar o seu vídeo do YouTube no Facebook (também pode publicar os seus vídeos diretamente no Facebook).

5. Utilize o Twitter

Experimente promover a sua oficina e construir o seu negócio estabelecendo a sua presença online no mundo do Twitter. Por exemplo, pode usar a sua conta do Twitter para promover descontos ou promoções entre os seus seguidores.

6. Esteja no Instagram

Cerca de 80% de todos os utilizadores do Instagram seguem algum tipo de negócio no Instagram, o que dá uma oportunidade excelente para interagir diretamente com os clientes. O Instagram oferece a opção de comprar anúncios que serão inseridos nos feeds do utilizador no Instagram, mas também pode promover gratuitamente a sua oficina de várias maneiras, como com promoções ou usando hashtags como #oficina e #reparaçãocarros.

7. Crie séries de publicações diárias, semanais ou mensais

Se tiver tempo e quiser impulsionar ainda mais o envolvimento, pode criar uma série de publicações sobre o mesmo tema. Se a sua publicação consistir, por exemplo, numa dica útil e os seus seguidores a lerem, eles estarão mais propensos a ler uma série de dicas futuras e a permanecer envolvidos com o seu canal na rede social. Se isso começar a funcionar, considere melhorá-lo usando a opção de transmissão em tempo real do YouTube ou do Facebook.

8. Realize um concurso simples com brindes

Toda a gente gosta de brindes. Quando se trata de criar envolvimento, a realização de um concurso é uma das ideias das redes sociais com mais impacto. De acordo com dados da organização de marketing e análise Tailwind, as contas de redes sociais que realizam concursos regularmente crescem 70% mais rápido do que as que não recorrem a esta opção.

9. Partilhar novamente e fazer retweet

Deixe que os seus seguidores façam o marketing por si. Um dos grandes benefícios do envolvimento nas redes sociais é que nem todo o conteúdo tem de ser algo que você levou tempo a criar. Não importa o que partilha, desde que seja algo útil ou de interesse para os seus clientes (e que você aprova!).

10. Coloque os seus clientes no centro das atenções

Uma ótima maneira de mostrar aos seus clientes que realmente aprecia a sua fidelidade é agradecer-lhes nas redes sociais. Certifique-se de que faz retweet de pessoas que mencionam a sua oficina, agradecendo-lhes por isso. Também pode dar um passo mais à frente e, com a permissão dos clientes, apresentá-los como “Cliente do Mês”, colocando-os em destaque e porventura dando-lhes um prémio. Fique de olho nos comentários no Google e noutras redes sociais. Consulte o nosso blog sobre Como lidar com comentários negativos nas redes sociais, se os comentários não forem positivos.

11. Fale sobre carros

O tipo de cliente que segue a sua oficina local nas redes sociais pode muito bem ser do tipo que ama carros, então faça publicações sobre carros clássicos, corridas de automóveis, festivais, novos modelos, etc. Pode ser apelativo para esses clientes. Quanto aos seguidores que não são apaixonados por carros, a mensagem que eles tiram dessas publicações é que você está comprometido com o setor automóvel, preocupa-se com carros e tem orgulho no seu trabalho.

12. Exponha o seu sucesso

Por fim, comemore as suas vitórias com os seus seguidores e mostre-lhes que dirige uma oficina ambiciosa e feliz, que tem orgulho de ser profissional, bem-sucedida e a melhor que pode ser. Por exemplo, se a sua oficina foi publicada num jornal local ou revista comercial, ou se alcançou um novo marco (talvez seja o 10º aniversário da empresa ou tenha alcançado o seu 10.000º cliente) comunique tudo isso aos seus seguidores.

Todas estas coisas são relativamente fáceis de fazer e vão ajudá-lo a envolver o seu público no seu negócio, construir sua marca e criar uma imagem positiva da sua oficina. Não precisa de investir muito tempo na criação destas publicações, e os benefícios para o seu negócio podem ser significativos.

Não precisa de fazer tudo - escolha uma ou duas das ideias acima que acha que pode alcançar e concentre-se em fazê-las corretamente.

DESCARREGAR O NOSSO E-BOOK DO SERVIÇO AO CLIENTE

DESCARREGAR O NOSSO E-BOOK DO SERVIÇO AO CLIENTE

Subscreva a nossa newsletter para receber as últimas notícias.

THANK YOU FOR REGISTERING TO RECEIVED OUR CUSTOMER SERVICE EBOOK.

We will contact you when it is available for download.

 
;

QUAL É A SUA HISTÓRIA?

Partilhe a história do seu negócio connosco e podemos destacá-la aqui no centro de Oficinas Originais TRW. É a sua oportunidade de mostrar ao mundo a excelência da sua oficina.

SAIBA MAIS
TELL US YOUR STORY

ARTIGOS RELACIONADOS

;
x FREE eBook Download

DESCARREGUE O E-BOOK GRATUITAMENTE

Aprenda como oferecer um melhor
serviço de atendimento ao cliente na sua oficina.

Baixar
 
DESCARREGAR O NOSSO E-BOOK DO SERVIÇO AO CLIENTE

DESCARREGAR O NOSSO E-BOOK DO SERVIÇO AO CLIENTE

Subscreva a nossa newsletter para receber as últimas notícias.

THANK YOU FOR REGISTERING TO RECEIVED OUR CUSTOMER SERVICE EBOOK.

We will contact you when it is available for download.

 
 
Close Menu

SUBSCREVER NOTÍCIAS

Almost there...

Confirm Subscription

Please open the email we just sent you.

We don't want you to miss out - we're checking we have your correct details. TRW are part of the ZF Group.

APRESENTAÇÃO DA GAMA TRW

CATÁLOGO DE PEÇAS ▶