AQUISIÇÃO DE PEÇAS

AQUISIÇÃO DE PEÇAS

Um guia para fabricantes, grandes distribuidores e grossistas de peças: quem faz o quê?

 

14/03/2019

Às vezes, todos temos medo de fazer perguntas receando que os nossos colegas de trabalho saibam as respostas e que fiquem surpreendidos e preocupados com o facto de nós não as sabermos. Mas muitas vezes estamos todos um pouco inseguros e não ousamos perguntar o que muitas vezes erradamente acreditamos ser uma “pergunta idiota”. No entanto, há um ditado que diz: “a única pergunta idiota é aquela que você não perguntou”. Para qualquer pessoa, nova ou experiente, que trabalhe numa oficina e que não esteja 100% certa da diferença entre um fabricante, um grande distribuidor e um grossista, aqui está um guia prático. Mesmo que saiba a diferença entre estes papéis, pode encontrar aqui algumas informações que contribuam para a sua compreensão de como funciona a cadeia de fornecimento de peças de substituição para o mercado de pós-venda.

Fabricantes

Os fabricantes de veículos dependem dos OEM (Fabricantes de Equipamento Original) para fornecer as peças necessárias para construir um novo veículo. Estes OEM não são apenas os fornecedores, mas também os designers das primeiras peças que são montadas nos novos veículos. Por exemplo, digamos que a Ford utiliza as velas de ignição Autolite, as baterias Exide e os seus próprios blocos e cabeças do motor Ford para construir um carro, então, os restauradores e colecionadores de automóveis considerarão esses componentes como peças OEM. Alguns desses OEM, como a TRW, também produzem peças para o mercado de pós-venda automóvel, para que as oficinas possam instalar nos veículos peças produzidas com os mesmos altos padrões e competência que foram aplicados na criação das peças originais.

Mas como é que estas peças chegam à oficina? Qual é a cadeia de fornecimento? E entre o fabricante, o grande distribuidor e o grossista de peças: quem faz o quê?

Grandes distribuidores

Todas as peças de substituição que são produzidas para o mercado de pós-venda automóvel devem ser distribuídas às oficinas para que possam ser usadas para realizar trabalhos de reparação e manutenção. A distribuição de peças para automóveis é um trabalho específico executado por um número relativamente pequeno de grandes operadores. O processo exige o conhecimento e a capacidade de grandes organizações especializadas na diversidade de gamas de produtos e na sua logística.

Estes grandes operadores são os principais intervenientes na cadeia de distribuição e têm um enorme poder de compra. Os grandes distribuidores operam em larga escala e empregam um grande número de pessoas. Normalmente, usarão um fornecedor principal (fabricante) e um fornecedor secundário – e possivelmente um fornecedor "desafiador". O fornecedor que escolherem para comprar as suas peças será selecionado com base no preço, disponibilidade e fiablilidade. As marcas selecionadas pelos grandes distribuidores são aquelas que oferecem elevada qualidade e ampla cobertura, o que as ajuda a impulsionar os seus negócios.

Como oficina, é possível comprar as suas peças num distribuidor, embora seja mais comum adquiri-las num grossista (ver abaixo), uma vez que se torna mais prático para si. Os distribuidores independentes também podem vender peças para os principais utilizadores finais comerciais, como oficinas de reparação multimarca, operadores de serviços de assistência na estrada, proprietários de frotas e grandes empresas de retalho, como redes de supermercados. Reparadores especializados e postos de combustível também podem estar entre os seus clientes, e há uma tendência crescente de os distribuidores venderem diretamente aos consumidores finais (normalmente através dos seus websites).

Grossistas

É agora que o grossista entra. Os grossistas de peças independentes são as organizações que estão equipadas para prestar uma entrega eficiente de peças de substituição em toda a rede de fornecimento. Os grossistas têm a tarefa de satisfazer as necessidades das oficinas, fornecendo “a peça certa, pelo preço certo, no momento certo”. A entrega rápida e atempada é fundamental para satisfazer as necessidades dos utilizadores finais, que desejam ter os seus veículos reparados rapidamente e voltar à estrada o mais rápido possível.

A principal diferença entre um grossista e um grande distribuidor é que, normalmente, os grossistas não estabelecem uma relação comercial com o fabricante do produto – em vez disso, estabelecem uma relação entre o distribuidor e a oficina (você). Os grossistas são tipicamente pequenos operadores (mesmo que façam parte de uma rede ou grupo) e, portanto, são frequentemente altamente qualificados e bem informados – o seu sucesso depende da forma como conseguem gerir a sua logística. Os grossistas independentes irão distribuir uma ampla variedade de peças de substituição de todas as marcas, desde peças de substituição originais e peças de qualidade equivalente, a peças de maior qualidade ou peças adaptadas à idade do veículo.

Oficinas

Vamos terminar com uma palavra sobre si, a oficina que vai instalar as peças. Os profissionais das oficinas são homens e mulheres que instalam diariamente os nossos produtos. Podem ser novos nas suas funções, ou mecânicos altamente experientes, e nem sempre podem estar cientes da gama completa de produtos e serviços fornecidos por um OEM (Fabricante de Equipamento Original). Na TRW, trabalhamos arduamente na melhoria contínua das nossas peças, na sua ampla cobertura e qualidade, só assim pode instalar as nossas peças rápida e corretamente para manter os seus clientes satisfeitos. Sabemos aquilo que as oficinas precisam, conhecemo-las e gostamos de trabalhar com elas. Sabemos que vocês são todas Verdadeiros Originais, assim como nós.

DESCARREGAR O NOSSO E-BOOK DO SERVIÇO AO CLIENTE

DESCARREGAR O NOSSO E-BOOK DO SERVIÇO AO CLIENTE

Subscreva a nossa newsletter para receber as últimas notícias.

THANK YOU FOR REGISTERING TO RECEIVED OUR CUSTOMER SERVICE EBOOK.

We will contact you when it is available for download.

 
;

QUAL É A SUA HISTÓRIA?

Partilhe a história do seu negócio connosco e podemos destacá-la aqui no centro de Oficinas Originais TRW. É a sua oportunidade de mostrar ao mundo a excelência da sua oficina.

SAIBA MAIS
TELL US YOUR STORY

ARTIGOS RELACIONADOS

;
x FREE eBook Download

DESCARREGUE O E-BOOK GRATUITAMENTE

Aprenda como oferecer um melhor
serviço de atendimento ao cliente na sua oficina.

Baixar
 
DESCARREGAR O NOSSO E-BOOK DO SERVIÇO AO CLIENTE

DESCARREGAR O NOSSO E-BOOK DO SERVIÇO AO CLIENTE

Subscreva a nossa newsletter para receber as últimas notícias.

THANK YOU FOR REGISTERING TO RECEIVED OUR CUSTOMER SERVICE EBOOK.

We will contact you when it is available for download.

 
 
;
Close Menu

SUBSCREVER NOTÍCIAS

Almost there...

Confirm Subscription

Please open the email we just sent you.

We don't want you to miss out - we're checking we have your correct details. TRW are part of the ZF Group.

APRESENTAÇÃO DA GAMA TRW

CATÁLOGO DE PEÇAS ▶