AQUISIÇÃO DE PEÇAS

AQUISIÇÃO DE PEÇAS

Como a cadeia de peças para automóveis poderá mudar em 2020

 

14/03/2019

O setor da pós-venda automóvel está a mudar. Em breve, o mercado será muito diferente daquele que conhecemos agora. Mas o futuro é risonho e a mudança traz sempre novas oportunidades.

Em termos de vendas, prevê-se que, no geral, o mercado das peças de substituição cresça dos seus atuais 398 mil milhões de euros para 566 mil milhões de euros até 2025. E se estão a ser vendidas mais peças, haverá mais negócios para oficinas como a sua. Mas que tipo de negócios? E como é que a sua oficina pode tirar proveito dos mesmos?

Carros automáticos e carros elétricos

Uma coisa que todos devemos perceber é que o mercado das peças será significativamente afetado pelas mudanças que estão a surgir na tecnologia automóvel. À medida que os carros autónomos assumirem uma participação cada vez maior no mercado automóvel, o número de peças “tradicionais” de automóveis adquiridas e instaladas irá diminuir. Segundo os analistas da McKinsey:

Software, eletrónica e serviços baseados em dados irão representar um quarto do mercado na Europa até 2025.

Claramente, as mudanças irão afetar oficinas como a sua, pois terá de entender e ser capaz de trabalhar com esses novos produtos criados para veículos autónomos.

Juntamente com o crescimento dos carros autónomos está o crescimento previsto em veículos elétricos. Terá de ter a certeza de que tem os conhecimentos necessários para reparar os veículos do futuro. Na TRW, estamos empenhados em apoiá-lo e ajudá-lo a adaptar-se às mudanças. Por exemplo, lançámos recentemente a primeira pastilha de travão do mundo para veículos elétricos para mercado de pós-venda.

Propriedade do veículo

Outra mudança significativa está a ocorrer em relação à propriedade do veículo. Não é só a tecnologia dos automóveis que está a mudar, mas também a forma como estes são usados. A propriedade pessoal de um veículo, que era considerada um símbolo de estatuto essencial para o adulto moderno, está em declínio. No seu lugar, estamos a assistir à ascensão do operador de frotas. Segundo a McKinsey:

As frotas e outros intermediários irão controlar 20% dos gastos com peças até 2025 – e muito mais nos anos seguintes. Consequentemente, modelos de negócios específicos para frotas e intermediários serão um aspeto fundamental da estratégia do mercado de pós-venda.

Assim, é importante as oficinas terem consciência de que os veículos das frotas formarão uma fatia maior do mercado de pós-venda, pois haverá mais oportunidades de ganhar contratos para trabalho regular numa frota de veículos.

As plataformas digitais estão a mudar a maneira como as peças são compradas

A ascensão contínua das plataformas digitais como ferramentas do mercado de pós-venda também terá um impacto cada vez maior. Até recentemente, as vendas online de peças de substituição foram principalmente direcionadas (por meio de um canal de distribuição) a oficinas, entusiastas, e àquelas poucas pessoas que conseguem realizar a manutenção nos seus veículos para além do abastecimento de óleo e água. No entanto, muitas empresas e fornecedores do sector automóvel estão agora a estabelecer as suas próprias lojas online com o objetivo de vender diretamente aos utilizadores finais e para empresas. Por exemplo, a BMW já criou lojas online em mercados digitais como o eBay, e outras empresas estão a fazer o mesmo. Um estudo recente da Frost and Sullivan, “The Future of Parts and Service Retailing in the Automotive Aftermarket” afirma:

Estima-se que as vendas B2C online de peças e acessórios automóveis venham a tornar-se um negócio de 20 mil milhões de dólares até 2020 na América do Norte e na Europa—uma taxa de penetração estimada de 9%-10% no mercado de pós-venda total.

Eis um bom exemplo de como as plataformas digitais estão a influenciar o mercado de pós-venda automóvel: Uma empresa norte-americana chamada OpenBay lançou recentemente uma aplicação que deteta problemas de manutenção de veículos. O software interage com um dispositivo plug-in que o motorista conecta ao veículo e a aplicação envia automaticamente cotações de reparação para o motorista nas oficinas locais.

Estes “agregadores de serviços”, que também incluem o RepairPal nos EUA e o WhoCanFixMyCar no Reino Unido, funcionam da mesma forma que o Expedia ou o TripAdvisor. O software conecta digitalmente os consumidores aos fornecedores de serviços apropriados com base na localização, adequação e custo. No futuro, essas aplicações serão capazes de diagnosticar remotamente muitas falhas de veículos. O condutor não terá mais de ir à oficina para verificar o estado do seu automóvel. Em vez disso, haverá um software na oficina que irá comunicar com o veículos e, em seguida, se necessário, irá enviar, ao condutor, preços e uma lista de intervalos de tempo disponíveis para o trabalho a ser realizado. Prevê-se também que as empresas do sector automóvel criem locais de venda online para “peças click-n-fit”, oferecendo aos condutores não só a peça nova, mas também um serviço móvel que fará a instalação da peça na casa do condutor.

Os próximos cinco anos serão realmente uma época empolgante para o mercado das peças de substituição. É um ótimo momento para as oficinas se anteciparem ao jogo e estarem preparadas para atender às necessidades do mercado de pós-venda do futuro. Certifique-se de que começa a preparar agora o seu negócio para o futuro!

DESCARREGAR O NOSSO E-BOOK DO SERVIÇO AO CLIENTE

DESCARREGAR O NOSSO E-BOOK DO SERVIÇO AO CLIENTE

Subscreva a nossa newsletter para receber as últimas notícias.

THANK YOU FOR REGISTERING TO RECEIVED OUR CUSTOMER SERVICE EBOOK.

We will contact you when it is available for download.

 
;

QUAL É A SUA HISTÓRIA?

Partilhe a história do seu negócio connosco e podemos destacá-la aqui no centro de Oficinas Originais TRW. É a sua oportunidade de mostrar ao mundo a excelência da sua oficina.

SAIBA MAIS
TELL US YOUR STORY

ARTIGOS RELACIONADOS

;
x FREE eBook Download

DESCARREGUE O E-BOOK GRATUITAMENTE

Aprenda como oferecer um melhor
serviço de atendimento ao cliente na sua oficina.

Baixar
 
DESCARREGAR O NOSSO E-BOOK DO SERVIÇO AO CLIENTE

DESCARREGAR O NOSSO E-BOOK DO SERVIÇO AO CLIENTE

Subscreva a nossa newsletter para receber as últimas notícias.

THANK YOU FOR REGISTERING TO RECEIVED OUR CUSTOMER SERVICE EBOOK.

We will contact you when it is available for download.

 
 
;
Close Menu

SUBSCREVER NOTÍCIAS

Almost there...

Confirm Subscription

Please open the email we just sent you.

We don't want you to miss out - we're checking we have your correct details. TRW are part of the ZF Group.

APRESENTAÇÃO DA GAMA TRW

CATÁLOGO DE PEÇAS ▶